Diagnóstico

O Câncer de Ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, devido a que a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifestam em estágio avançado.

Além disso é frequentemente diagnosticado tardiamente pois seu quadro clínico não é muito específico e pode se manifestar com dor abdominal difusa, constipação, aumento de volume do abdome e desconforto digestivo, sintomas que são confundido facilmente por outras causas e doenças, adiando a procura por tratamento adequado.

Por se tratar de uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas nas fases iniciais, o diagnóstico geralmente é feito por ocasião de exames clínicos e ginecológicos de rotina ou quando surgem sinais sugestivos.

Muitas vezes os médicos também suspeitam inicialmente que os sintomas apresentados têm causas menos graves. Entretanto, a frequência deles é um alerta para ajudá-los a levar em consideração a possibilidade de Câncer de ovário.

Infelizmente, não existe nenhum exame de detecção fidedigno para diagnóstico precoce do câncer de ovário, como é o caso do Papanicolaou para o câncer do colo uterino.

Caso apresente alguns dos fatores de risco e tem sinais ou sintomas do câncer de ovário, seu médico deverá encaminhá-la para realizar os seguintes exames para um diagnóstico mais preciso:

  • Exame pélvico completo

  • Ultrassom pélvico ou transvaginal

  • Exame de sangue CA-125

  • Tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (TEP)

Lembrando que tais exames são mais eficazes quando usados em conjunto, entretanto, a biópsia é a única maneira definitiva de diagnosticar o Câncer de Ovário.

Se diagnosticado precocemente, o tumor do ovário pode ser retirado com cirurgia sem que haja a necessidade de quimioterapia e radioterapia, apresentando perspectiva de vida maior do que 5 anos em 90% dos casos*.

(*período de tempo sobre o qual é calculada geralmente a sobrevivência da mulher quando o tratamento oncológico é avaliado).

Para tanto, a mulher deve estar ciente dos sintomas e procurar o médico para obter um diagnóstico exato assim que notar que algo de diferente está acontecendo em seu corpo. Convém nesses casos fazer anotações diárias sobre as alterações que vem sentindo e conversar com o seu ginecologista.

Se diagnosticada com Câncer de Ovário, a pessoa mais indicada para tratá-la é o ginecologista oncológico, médico especializado no tratamento de câncer ginecológico em mulheres.