Prevenção

Apesar de ser o tumor ginecológico mais complicado, ainda não existe um exame preventivo para diagnóstico precoce da doença, como ocorre com o Papanicolaou para o câncer de colo de útero.

Existem atualmente duas opções para reduzir o risco de câncer de ovário, sobre as quais você poderá falar com seu médico.

  • Pílula anticoncepcional: Tem sido demonstrado que os contraceptivos orais reduzem o risco de câncer de ovário entre 30% e 60%.
  • Cirurgia preventiva para remoção dos ovários e as trompas de Falópio: Para as mulheres que estão na fase pós-menopausa, se os testes genéticos indicarem um aumento do risco do câncer de ovário a cirurgia pode reduzir o risco em 85%-90%, bem como outros cânceres relacionados.
  • Testes genéticos: Os testes genéticos irão indicar se você tem alguma mudança na estrutura genética dos genes BRCA1 ou BRCA2, os quais tornam a pessoa mais suscetível ao câncer de mama ou de ovário.

Antes de tomar tais importantes decisões, é importante analisar os riscos e benefícios. Converse com seu médico a respeito.

Consultas e testes genéticos

As pessoas com antecedentes familiares de câncer de ovário, da mama ou outros cânceres relacionados são encorajadas a falar com seu médico para saber se têm elegibilidade para submeter-se a consultas e testes genéticos.

As mutações dos genes BRCA1 e BRCA2 estão associadas com o alto risco dos cânceres de ovário e mama. Ambos os genes apresentam uma predisposição para o câncer de mama e de ovário.

Muitas vezes, as pessoas desconhecem que o risco de ter câncer de ovário aumenta para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama hereditário, enquanto que o risco de ter câncer de mama também é maior para as mulheres com câncer de ovário hereditário. As consultas genéticas podem ajudar a mulher a entender os riscos e benefícios dos testes genéticos. Neste aspecto, o conhecimento tem um valor, para que você possa tomar uma decisão informada sobre os testes.

Fale com seu médico para saber como poderá ter acesso às consultas e aos testes genéticos na sua região.